terça-feira, 31 de julho de 2012


                                 Festa Julina do Jandira
No dia 07/07/2012, foi uma comemoração imensa na escola Jandira, pois ocorreu a Festa Julina que rendeu muitas felicidades participou: alunos, funcionários e uma grande quantidade de visitantes. Os visitantes, alias todos os que foram falaram muito bem da festa, da decoração, das comidas e guloseimas, tiraram muitas fotos e se divertiram muitooo!
O Jornal Escolar do Jandira tem o prazer de deixar você bem informado todos os meses , tudo que sabemos você também ira saber logo logo.
O Jornal te manda um Feliz Arraia!!!

Repórter Escolar: Natália Janai´na de Paulo


A festa julina no Jandira


Dia :07/07/2012...
O jornal jandira tem a honra de apresentar A GRANDE FESTA DO JANDIRA :
que festansa sô !!! O jandira foi presentiado com muita gente bonita e muitas danças diversificadas .
Os alunos estão caprichando na dança ,que dança bonita em !?!?!
Ah olha os funcionarios , professores e alunos do nivel 2 arrazando na festa com esta dança .
Nossa!!! Quanta comida gostosa ,tem: espetinho de vários sabores; cachorro quente ; pasteis ; churros ; doces; refrigerante; e um pouco de chuva , mais isso não dezanimou os visitantes
Reporte Escolar :Geisiane L. Da Silva

a febre amarela





 
A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos contaminados por um flavivírus e ocorre na América Central, na América do Sul e na África.
No Brasil, a febre amarela pode ser adquirida em áreas silvestres e rurais de regiões como Norte e Centro-Oeste, além de parte do Sudeste, Nordeste e Sul. Ou seja, o indivíduo entra em regiões onde exista o mosquito Haemagogus janthinomys ou Sabetes chloropterus e, consequentemente, sofre a possibilidade de ser picado por algum desses mosquitos já afetado pelo vírus, que possivelmente fora contraído pela picada em um ser já portador, como um bugio ou outros tipos de macacos, e, em seguida, o mosquito pica a pessoa que ainda não teve a doença nem foi vacinado e, portanto, não adquiriu defesas para combater o vírus. Nas cidades o vetor da febre amarela é o Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue. Desde 1942 a febre amarela urbana é considerada erradicada do Brasil, para que a situação se mantenha assim é fundamental o controle deste mosquito e a vacinação das pessoas que vivem em áreas endêmicas.

Repórter escolar: Ana Carla de Moraes Lourenzoni.

terça-feira, 24 de julho de 2012


A importância da...


Falar de saúde, é a mesma coisa que falar em vida...
Existem dois tipos de saúde, mental e física; as duas possuem suas importância, a física para sustentação do nosso corpo e a mental para termos forças suficientes para enfrentar os obstáculos.


Mental:Hoje é evidente que a disposição mental, alinhada com o fluxo de energias da biologia pode oferecer curas e o bem estar. A mente é uma ferramenta que pode ser usada da forma que se quer, o modo como usá-la, depende de cada ser humano.


Física:


Atividade física regular pode melhorar sua saúde e reduzir os risco de morte prematura das seguintes formas:
  • Reduz o risco de desenvolver doença cardíaca coronária e as chances de morrer disso
  • Reduz o risco de infarto.
  • Reduz o risco de ter um segundo ataque cardíaco em pessoas que já tiveram um ataque.
  • Diminui tanto o colesterol total quanto os triglicerídeos, e eleva o bom colesterol HDL.
  • Diminui o risco de desenvolver pressão alta.
  • Ajuda a reduzir a pressão arterial em pessoas que já têm hipertensão.
  • Diminui o risco de desenvolver diabetes tipo 2 (não dependente de insulina
    Repórter Escolar: Natália Janaína de Paulo

AS DOENÇAS DO SOLO



Assim como o contato com a água contaminada pode desencadear várias doenças, o contato com o .solo contaminado também. Pois no solo também podem ser encontrados microorganismos que quando entram no nosso organismo podem causar doenças. As mais conhecidas são tétano, esquistossomose (pode ser causada tanto pelo contato com a água contaminada quanto pelo contato com o solo contaminado), ancilostomose, teníase, entre outras.
Assim quando o homem se alimenta de carne suína crua ou mal cozida que contém essas larvas, as vesículas são digeridas, liberando as larvas que se fixam nas paredes intestinais através dos ganchos e ventosas.
Assim no intestino do homem se desenvolve a teníase, como o verme adulto. Muitas vezes a teníase não apresenta sintomas, fazendo com que a pessoa nem se dê conta que contém esse verme em seu corpo.
Porém podem surgir alguns transtornos, como fome intensa ou perda de apetite, enjôos, diarréias freqüentes, perturbações nervosas, irritação, fadiga e insônia. O tratamento é feito através do uso de medicamentos como niclosamida (principalmente), diclorofeno, mebendazol, entre outros.

Reporte Escolar: Geisiane L. Da Silva

terça-feira, 3 de julho de 2012

Alguns frutos e legumes são perigosos




FRUTAS E LEGUMES PODEM SER SAUDAVEIS, MAIS...




ESTES NÃO!!!


Conheça agora os alimentos que consumimos e que podem ser tóxicos:
Mandioca
Este é um dos alimentos mais populares no Brasil, mas que poucas pessoas imaginam que possa ser perigoso.
Castanha de Caju
A castanha de caju crua possui uma toxina chamada urushiol, que pode até ser letal.
Pimenta
A pimenta é um alimento interessante, pois, na teoria, ela pode até matar, mas somente se o consumo for exagerado.
Batatas
As batatas possuem uma toxina chamada glicoalcalóide, mas o consumo é mais perigoso por causa do caule e da folha da batata.
Amêndoas
Assim como as castanhas de caju, as amêndoas precisam passar pelo processo de torragem e cozimento.
Cereja
Ela pode liberar ácido cianídrico, que pode gerar dor de cabeça, confusão mental e vômitos.
Tomate
A fruta em si não contém veneno, mas o caule e as folhas possuem uma substância conhecida como glicoalcalóide que, em níveis elevados, podem gerar problemas estomacais e nervosismo.
Cogumelos
Os cogumelos são alimentos extremamente perigosos pelo simples fatos de existirem milhares de espécies com várias características.
Baiacu
Este peixe é proibido em muitas partes do mundo, mas também pode ser encontrado como iguaria, principalmente nos países asiáticos.
Maçã
As maçãs são tão conhecidas que dificilmente alguém imagina que ela possa ter toxinas venenosas.
Essas frutas devem ser consumidas mais não em grande quatidade.

Repórter Escolar: Geisiane L. Da Silva